DICAS

BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO NA 3º IDADE

Vivemos em um país onde a população idosa possui uns dos maiores índices de crescimento no mundo, e em menos de 2 décadas teremos a sexta maior população mundial de indivíduos com mais de 60 anos. Sabe-se que à medida que o individuo envelhece, ocorrem perdas em suas capacidades funcionais e físicas, refletindo também na capacidade de realizar tarefas do cotidiano. Estas alterações podem levar a uma diminuição da auto-estima, uma sensação de inutilidade, podendo chegar ao estado de depressão.
Devido a esta nova característica da população brasileira, profissionais da área da saúde estão procurando cada vez mais métodos para a manutenção da saúde e da qualidade de vida desta população.

Existem diversos métodos eficientes para a manutenção da saúde e da qualidade de vida, dentre eles estão os exercícios físicos, inclusive a musculação.
Um programa de musculação deve ser sempre realizado após o aquecimento e o alongamento. A sessão do treino deve ser coerente com as características, o nível de condicionamento e o objetivo de cada aluno. Para indivíduos idosos e iniciantes, deve-se iniciar um programa com baixa intensidade e priorizando os grandes grupos musculares.
A prática regular da musculação para idosos é um meio eficiente para o ganho de força, de resistência, de massa muscular, de flexibilidade, melhorando o equilíbrio corporal e permitindo a esse grupo de pessoas uma independência no dia-a-dia.

Segundo estudos, este método de exercício físico é considerado o mais eficaz na prevenção e no tratamento da osteoporose, doença presente em grande parte da população idosa.
Além desses benefícios, esse exercício pode proporcionar alterações de composição corporal, na melhora do condicionamento físico geral, melhora da coordenação motora, melhora na socialização, no combate ao estresse, na prevenção e no tratamento a doenças, dentre outros.

Os idosos não estão preocupados exclusivamente com a melhora da performance e da estética, mas sim com a manutenção da saúde, com dignidade, com lazer, com qualidade de vida e principalmente em serem assumidos como indivíduos úteis perante a sociedade.
Lembramos sempre que é recomendada a consulta a um médico antes de iniciar qualquer atividade física e a partir de então, procurar uma academia com professores de Educação Física competentes e especializados.

Bom treino e saúde a todos!
Jorge Luiz Campagnoli
CREF: 016058-G/SP